O Ballet Municipal de Natal, hoje Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta foi fundada em março de 1974, com aula inaugural no Teatro Sandoval Wanderley. Em 1985 o Ballet foi reestruturado após decreto municipal nº 3264,de 27 de dezembro, com regulamentação específica. Com nova lei implementada em 22 de julho de 1988, o Ballet recebe nova estruturação agora com corpo administrativo especializado.

Nesse cenário, o professor e coreógrafo Roosevelt Pimenta assumiu a direção da Escola e implanta um método de ensino com base na Escola Italiana de Ballet (Cecchetti) que passou a ser aplicado de forma sistematizada, em que alunos passam por um exigente treinamento dedicado a moldar e preparar seus corpos para qualquer exigência coreográfica apresentada.

Hoje a Escola funciona nas dependências da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), na avenida Câmara Cascudo, Centro Histórico de Natal e mantém há décadas vagas abertas à sociedade natalense ao acesso do ballet e à formação artística, como um verdadeiro patrimônio cultural de Natal, já com o legado de formação da Companhia de Dança da Cidade.

Compartilhe